sábado, 10 de setembro de 2011

O Chá tradicional

Camellia sinensis


Todo o chá tradicional vem da planta Camellia sinensis, uma planta perene, de clima quente. Como as folhas frescas da planta do chá são processadas e o seu nível de fermentação é o que dá origem aos diferentes tipos de chá. Durante a fermentação, folhas de chá sofrem reações químicas naturais que resultam em cores distintas e características de gosto diferentes. O chá mais fermentado é o chá preto, depois o oolong, o verde e por último o branco que não sofre fermentação.

O chá é cultivado em muitos lugares ao redor do mundo, resultando em milhares de variações saborosas. Como os vinhos, cada chá tem o seu nome da região em que cresceu. O chá também é dividido por séries, determinado pelo tamanho da folha. As de menor porte são utilizadas em saquinhos de chá, enquanto as folhas de maior porte podem ser encontrados no chá a granel embalado.

Já os conhecidos chás de ervas não vêm da Camellia sinensis, mas sim de uma infusão de folhas, raízes, cascas, sementes ou flores de várias outras plantas tais como jasmim, cidreira etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário