terça-feira, 13 de setembro de 2011

Museu do Chá em Paris

Com 450 variedades de chás do mundo vindas de 32 países, Mariage Frères oferece ao aficionado por chá muita variedade, qualidade e elegância.Tudo acompanhado de maravilhosas sobremesas.
O serviço é extremamente cuidadoso. Os atendentes são treinados e dão informações precisas sobre qualquer tipo de chá, bem como sua combinação com qualquer prato ou sobremesa.
Anexo à loja Mariage de Frères, você poderá visitar o museu do chá que é gratuito. Na coleção, muitas chaleiras, caixas, serviços de chá.



Mariage des Frères:

30, Rue du Bourg Tibourg

75004-Paris

Metrô : Hotel de ville

Horário : 10:30 às 19:30hs

sábado, 10 de setembro de 2011

Cups and mugs

As damas do Chá...

http://www.camellias-acs.com/display.aspx?catid=3,9,20&pageid=755

O Chá tradicional

Camellia sinensis


Todo o chá tradicional vem da planta Camellia sinensis, uma planta perene, de clima quente. Como as folhas frescas da planta do chá são processadas e o seu nível de fermentação é o que dá origem aos diferentes tipos de chá. Durante a fermentação, folhas de chá sofrem reações químicas naturais que resultam em cores distintas e características de gosto diferentes. O chá mais fermentado é o chá preto, depois o oolong, o verde e por último o branco que não sofre fermentação.

O chá é cultivado em muitos lugares ao redor do mundo, resultando em milhares de variações saborosas. Como os vinhos, cada chá tem o seu nome da região em que cresceu. O chá também é dividido por séries, determinado pelo tamanho da folha. As de menor porte são utilizadas em saquinhos de chá, enquanto as folhas de maior porte podem ser encontrados no chá a granel embalado.

Já os conhecidos chás de ervas não vêm da Camellia sinensis, mas sim de uma infusão de folhas, raízes, cascas, sementes ou flores de várias outras plantas tais como jasmim, cidreira etc.

domingo, 4 de setembro de 2011

A arte da decoração

Uma das técnicas é a de se polvilhar na superfície do leite vaporizado, cacau ou canela em pó, usando como anteparo máscaras recortadas. As mais diversas e criativas decorações podem ser feitas dessa forma.

sábado, 3 de setembro de 2011

Coffea arabica e o Coffea canephora


Existem duas variedades botânicas de café; o Coffea arabica e o Coffea canephora, vulgarmente conhecidas como Arábica e Robusta (ou Conilon). O Brasil é grande produtor de ambas as qualidades, sendo o maior produtor de café Arabica do mundo, e o segundo maior produtor de café Robusta depois do Vietnã.

Os cafés comerciais, de grande distribuição, normalmente são uma mistura (“blend”) de cafés Arábicas e Robusta em diferentes proporções. O café Arábica apresenta um paladar mais suave, um menor teor de cafeína e é considerado um café de melhor qualidade.

Chá preto vai bem com...

Macaron de limão (Adoro Macarons!):

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A tradicional máquina de extração manual de expresso da Gaggia Achille




Café expresso ou espresso?

Um café expresso (do italiano caffè espresso) é uma bebida à base de café preparada pela passagem de água muito quente e sob pressão pelos grãos de café torrado moídos de forma muito fina. Espresso, em italiano significa assim “retirado sob pressão”. Em português, o termo “expresso” significa rapidez.

Uma vez que as máquinas para preparação deste tipo de bebida, utilizando a pressão de vapor, foram desenvolvidas em Itália, poderíamos ser levados a pensar que o mais correcto seria escrever-se espresso. No entanto, a preparação da bebida é também ela bastante rápida (entre 15 a 20 segundos) pelo que o termo “expresso” também se adequa perfeitamente.

A validade do café



Uma vez que contém até 0,1 % de sabores voláteis, o café torrado é um dos alimentos mais aromáticos. O café é muito delicado tanto em forma de grão como também moído.

O café deve estar sempre protegido do oxigênio, o maior inimigo do aroma do café. Por isso, guarde sempre o seu café devidamente vedado num local seco, escuro e fresco.

Se for exposto ao ar, o café moído mantém a sua frescura durante cerca de duas semanas. Depois deste período, o sabor do café degenera rapidamente e o café fica sem sabor e sem graça. As gorduras e os óleos que o café possui também podem ficar rapidamente rançosos. Por isso, o café deve ser consumido rapidamente.

Café Vienense


Café Vienense - Os vienenses conheceram o café através dos turcos. Todavia, achavam o café turco amargo. Na busca de um sabor melhor, as casas de café de Viena introduziram inovações como o primeiro café filtrado e a adição pioneira de natas ao café. Esta receita, conhecida em Viena desde o século XVIII, ficou famosa em todo o mundo com o nome de Café Vienense. Para preparar esta tradicional especialidade de café, coloque numa xícara de vidro típica 1 ou 2 expressos, leite vaporizado previamente preparado (com, ou sem, 2-3 pedacinhos de chocolate amargo) e cubra tudo com uma enorme roseta de chantilly. Antes de servir, pode (a gosto) ser polvilhado com chocolate em pó e raspas de laranja.

Os vários jeitos de servir café segundo os italianos

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Brasil e o Café

A primeira muda de café chegou ao Brasil por volta de 1860 e, em 1890, era o maior produtor mundial do grão, título que mantém até hoje.

São 2,2 milhões de hectares de plantação, o que representa quase 50% de todo o café do planeta.

Somos o segundo maior consumidor de café (17 milhões de sacas de 60 kg ao ano), atrás apenas dos Estados Unidos (21 milhões de sacas).

Quadro de Cândido Portinari

O Café na Arte

CANDIDO PORTINARI, Colheita de café (Cosecha de café) 1958
Óleo sobre madera, 60 x 73 cm
Colección Particular, SP

Tipos de Café

Classificação básica:
O caféExistem no mundo mais de 4.000 espécies da planta Coffea, mas somente duas são exploradas comercialmente como bebida. A Coffea arabica, que responde por dois terços da produção mundial, e a Coffea canephora, frequentemente chamada robusta, com um terço da produção mundial e que representa 96% do total de cafés vendidos no Brasil.

Tipos de café:
 
Especial
É um subgrupo do Gourmet, com 100% Arabica e com Denominação de Origem Controlada – D.O.C. É importante saber que todo café Especial é 100% Arabica, mas nem todo café 100% Arabica é Especial.

Tradicional
Cafés 100% Robusta

Superior
Mescla Robusta com Arabica.

Gourmet
Café composto 100% de grãos Arabica.