sábado, 18 de junho de 2011

Breve história do café

Foto:reprodução
Há cerca de trezentos anos, o café tem sido uma bebida popular em todo o mundo civilizado, mas pouco se sabe sobre a maneira exata como foi descoberto.
Talvez você tenha ouvido algumas lendas antigas sobre cabras pastando nas montanhas, comendo os frutos do cafeeiro, e em seguida dando cabriolas devido às propriedades estimulantes do café.
Existem outras narrativas que falam sobre um fanático religioso expulso de Moca que se refugiou nas montanhas da Arábia. Ele provou alguns frutos estranhos que cresciam num arbusto. Como eram amargos, ele tentou melhorar o sabor tostando-os sobre o fogo. Isso os tornou quebradiços, e ele tentou amolecê-los na água, e quando a água na qual os grãos estavam imersos se tornou marrom, este Sr. Omar (pois este era o seu nome) bebeu e descobriu como aquilo era bom e revigorante. Isso foi lá pelos idos do século treze. Muito antes disso o café crescia à vontade na Abissínia.
O café, até o final do século dezessete, vinha totalmente da Arábia e era conhecido como Moca, o nome da cidade de sua origem. Mais ou menos naquela época, espertos mercadores holandeses, percebendo a crescente demanda e as perspectivas de um novo comércio, induziram seu governo a experimentar a plantação de café nas possessões das Índias Orientais Holandesas. O governador da Ilha de Java distribuiu sementes em várias partes da Ilha e devido à fertilidade do solo e as condições climáticas favoráveis, logo as plantas se desenvolveram. De Java, o café espalhou-se para as Índias Ocidentais e finalmente para a América do Sul e Central, onde o clima era particularmente propício ao rápido desenvolvimento do cafeeiro. Ali o seu cultivo foi feito de maneira extensiva, até agora, e provavelmente 90% de todo o café cultivado vem do Hemisfério Ocidental.
Assim o centro da produção se mudou do antigo mundo para o novo e, com um começo promissor, o café atualmente é uma das produções mais rentáveis do comércio mundial. O consumo chega a 2 bilhões de quilos, dos quais cerca de 57% são fornecidos pelo Brasil , o que faz o Brasil ser o maior produtor mundial e o segundo maior consumidor dessa maravilhosa bebida!
Fonte: Vanilla Café

Ultimate Coffe cup

Design bonito e moderno sem perder a praticidade
http://www.lux-delux.com/ProductionLine.html

O Café deve ser fresco!

Ao contrário dos bons vinhos que ganham qualidade com o envelhecimento em velhos tonéis de madeira, o café deve ser consumido FRESCO para ser saboroso.
Quanto mais recente a colheita, a torrefação e a moagem, melhor ele será!

Foto reprodução

Coffe cups


Cada qual com sua personalidade e história.Só a xícara já é uma viagem!
Aqui todas elas são no tamanho ideal para para um Café Turco.

Coffe cup



Xícara e Pires delicados, ideais para Café Turco.

Tea cups